Coordenador Estadual
Olá, sou Lucas, filho do Raimundo com quem aprendi a olhar a vida com calma e amorosidade e da Glória, educadora há mais de 30 anos. Sou tio da Isadora e em janeiro deste ano, recebi o presente de ser tio da Luna, linda como o significado de seu nome. Nesse contexto familiar surge o desejo pela Educação e então me tornei Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, sendo essa trajetória em minha segunda casa, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG. Com meus interesses na formação de professoras(es), na Pedagogia Crítica e nos diálogos com a decolonialidade busco aprender e contribuir com a Educação Integral.
Vice-coordenador de Minas Gerais
Sou educador e amo ser educador. Atualmente sou professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Ibirité). Sou formado em Pedagogia, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tenho muito interesse e experiência na Educação de Jovens e Adultos e em Educação Integral, tendo participado da elaboração, gestão e implementação de diversos projetos e ações com crianças, jovens, adultos e idosos, em âmbito municipal e estadual.
Sou casado com uma professora e pai de três filhas com 10, 7 e 4 anos de idade.
Amo cinema, música e fotografia. Toco violão se alguém cantar. Gosto de gente e de bichos. Sou de Belo Horizonte e adoro conhecer outros territórios por meio da culinária. Rio fácil e quase sempre tô de bom humor. Prosa e café eu quero sempre. Se tiver pão de queijo então! É só me chamar que eu vou.
Coordenadora de Formação
Sou professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lotada no Departamento de Educação (DE) no curso de Pedagogia presencial da Unidade Ibirité. Também sou professora colaboradora e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROMESTRE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduei-me em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2002, concluí o Mestrado em Ciências da Informação pela mesma instituição em 2008 e finalizei o Doutorado em Educação em 2015, também pela UFMG. Tenho ampla experiência na área de Educação, com foco especial na formação docente. Dedico-me à formação continuada de professores da educação básica, com ênfase na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nascida no interior de Minas Gerais, também sou esposa e mãe de três filhos, em constante movimento em busca da minha melhor versão.
Coordenadora de formação
Me nomearam em batismo como Maria Emília, depois alguns passaram a falar Emília e mais recentemente aos 65 anos ouço me chamarem de Maria. Questão das identidades, identificações e temporalidades. Sou professora há 48 anos. Não escolhi. Fui sendo escolhida e me dedicando a aprender a ser docente pelo zelo de fazer bem feito. Estou agora na lida de contribuir com a ETI. O que me move? Em todos os níveis de ensino fui aluna de escola pública e recebi uma formação que reconheço plena. Na educação básica fiz teatro no grupo Estopim, cantei na banda As Beatas, fiz ginástica olímpica, fui diretora do jornal da escola, aprendi a pintar e bordar. Na universidade participei dos Movimentos Estudantil e Sindical, fiz Química, mestrado e doutorado. Ajudei a formar professores de Física, Química, Biologia, Ciências e Pedagogia. Gosto de gente, de Literatura e de Filosofia da Linguagem. O que me move é o que me comove: uma educação pública e gratuita para todos e de qualidade social.
Coordenadora de Formação
Sou professora do Departamento de Educação da UEMG Ibirité e do Mestrado Profissional em Educação (PROMESTRE) da FAE/UFMG. Tenho licenciatura em Física e Pedagogia e Doutorado em Educação. Minha trajetória no magistério começou em 1992 e se estende até hoje. Após 20 anos dedicados à Educação Básica nas redes pública e privada, ingressei no ensino superior e na pós-graduação, atuando na formação inicial e continuada de professores, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva, sempre comprometida com o fortalecimento das instituições democráticas.
Sou mãe do André, esposa do Helder e tutora da Bela, meu amor de quatro patas, além de ser uma apaixonada torcedora do Atlético! Pratico corrida de rua e patinação artística e curto a sensação do vento no rosto que esses esportes me proporcionam. Adoro o carnaval, especialmente o de Belo Horizonte, onde ocupar as ruas tocando nas baterias dos blocos e festejando a vida é um ato político.