Hoje terá início a nova edição do Curso de Formação Continuada sobre a Política de Educação Integral em Tempo Integral. Vinculado ao Escola em Tempo Integral, programa do governo federal, o curso compõe o eixo de formação da política.
O MEC, como órgão federal que apoia os entes federados, assume a responsabilidade de fomentar as discussões entre os demais entes, como os estados e municípios. Pensando que o programa Escola em Tempo Integral tem como objetivo a discussão e o fortalecimento das políticas locais de Educação Integral em Tempo Integral, a perspectiva federal é que essa formação possa subsidiar esse processo nos estados e municípios.
A intenção é que, a partir da Formação ETI, as secretarias se dediquem à formação das suas redes, construindo suas políticas. Com a formação dos gestores e das equipes técnicas, a expectativa é que as redes possam pensar em processos próprios de formação sobre a temática da educação integral em tempo integral.
Nesta edição do curso, contamos com a possibilidade de inscrição de diretores a partir de indicações de suas redes. A presença dessa figura, que atua diretamente na escola, será muito importante para fornecer elementos sobre o que tem acontecido nas escolas, contribuindo com outra perspectiva para a elaboração da formação pelas redes.
Com isso, a formação estabelece contribuições mútuas: tanto o curso busca olhar e escutar escolas, estimulando que as políticas sejam construídas a partir disso, ao mesmo tempo que busca incentivar que as redes consolidem processos próprios de formação.
Contamos com a participação engajada desses agentes para que a formação se estenda por todas as redes, estabelecendo a construção de políticas sólidas de educação integral em tempo integral.