Na última semana, nos dias 14 a 16 de abril, realizamos nossos encontros síncronos nos quatro estados do Sudeste. O primeiro encontro síncrono do curso foi um momento importante para as(os) formadoras(es) e as(os) cursistas se conhecerem e para começarem a explorar os temas do curso conjuntamente. 

As(os) formadoras(es) reforçaram questões importantes sobre a organização do curso, como o acesso frequente ao Moodle e o cumprimento das atividades ao longo dos módulos para a obtenção do certificado. Também discutiram sobre a importância de os cursistas se planejarem para não acumular atividades, destacando a importância da disciplina em um curso, em sua maior parte, à distância.  

As(os) cursistas foram apresentados aos contatos da Renapeti (Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral), que farão a articulação entre o MEC e as Secretarias de Educação em relação a questões administrativas e financeiras, para que as políticas de educação integral em tempo integral avancem.

Por fim, em diálogo com os debates do Módulo I, as(os) formadoras(es) levantaram a discussão sobre os ordenamentos jurídicos do Programa Escola em Tempo Integral, destacando que o Programa não deve ser uma política de governo, mas de Estado, e que o objetivo a longo prazo não é apenas promover a criação de matrículas na educação básica em tempo integral, mas também impulsionar a qualidade da educação e enfrentar as desigualdades sociais que existem no ensino brasileiro.

Os próximos encontros síncronos do curso ocorrem nos dias 12, 13, 15 e 16 de maio e discutirão questões relativas ao Módulo 2 do curso, que se aprofundará nos fundamentos da Educação Integral que orientam o Programa Escola em Tempo Integral.

Compartilhe em suas redes sociais!