Sejam bem-vindas e bem-vindos ao curso “Formação Continuada de Secretários/as e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral — Região Sudeste”. O curso é ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) para contribuir com a formação das/os secretárias/os, equipes das secretarias de educação e conselheiras/os da educação. Esperamos estabelecer um bom diálogo sobre a política nacional de educação integral e que esse diálogo contribua para a elaboração das políticas locais.
A formação tem carga horária de 120 horas e será realizada a distância, com encontros síncronos e assíncronos e ao menos dois presenciais. A formação está prevista para começar em 10 de março de 2025 e finalizar em 12 de setembro do mesmo ano.
As/Os participantes precisam ter 75% de frequência, realizar a atividade proposta em cada módulo, participar dos webinários e dos encontros síncronos, assim como apresentar o trabalho final. Ao final, será emitido o certificado de conclusão, assinado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Apresentação do curso
Apresentação
Você vai navegar por seis módulos que estarão disponíveis também em formato PDF. Esses módulos são compostos por textos de referência, vídeos, imagens que trazem questões a serem refletidas e muitas sugestões bibliográficas para quem quiser se aprofundar nos temas propostos.
Fundamentos da educação integral
Currículo integrado
Gestão democrática e instâncias de participação e acompanhamento social
O Programa Escola em Tempo Integral e seus ordenamentos jurídicos
Elaboração de Políticas de Educação Integral em Tempo Integral e Intersetorialidade
Equidade: Modalidades Educacionais e Temáticas da Diversidade
Como acessar o curso no desktop
Endereço de acesso e clique na área de acesso ao curso:
Clique Acesso ao curso.
Acesso ao curso no desktop
Depois do primeiro acesso, mude sua senha:
Você será redirecionado para a página de acesso, digite o seu e-mail e a senha (Eti@2025) de primeiro acesso:
A nova senha precisa ter
Identificação do usuário (e-mail): seuemail@mail.com
Senha primeiro acesso: Eti@2025
Acesso ao curso no desktop
Depois de logado no Moodle, você visualizará as turmas das quais você faz parte!
Salve a mudança de senha e siga.
Acesso ao curso no celular
Terminando a instalação clique em abrir, ou procure o aplicativo em seu aparelho.
Ao abrir, sinalize que você é estudante.
Acesso ao curso no celular
No endereço do site digite: virtual.ufmg.br/extensao e clique na primeira opção.
Clique em entrar, digite o e-mail informado na inscrição e senha padrão:
Seu e-mail
Senha padrão: Eti@2025
Acesso ao curso no celular
Pronto você já pode acessar o curso pelo celular.
Veja como acessar:
Como editar o seu perfil no Moodle
Para o grupo se conhecer melhor, é importante que todo mundo atualize o seu perfil. Coloque uma foto e algumas informações pessoais que você gostaria de compartilhar: onde você estudou, por onde já passou profissionalmente, o que gosta de fazer quando não está trabalhando etc.
Pense nisso como aquela apresentação que a gente faz
quando chega em um novo trabalho, ou então no primeiro
dia de aula na faculdade. Não precisa ser formal: a ideia é
criar um clima descontraído para todas/os se aproximarem.
Editar o perfil
É fundamental atualizar o seu perfil no Moodle.
Siga os passos:
Abra o painel, clique em preferências.
Em Conta de usuário, clique em modificar perfil
Editar o perfil
Preencha a descrição, fale um pouco sobre você e insira uma foto para o seu perfil.
Veja como acessar:
Como interagir no Moodle
Como vocês sabem, o envolvimento e a interação são elementos fundamentais no processo de formação. Por isso, buscamos criar espaços de diálogo e troca de experiências entre quem participa do curso.
Para enviar uma mensagem no Moodle
No bloco Navegação, clique em Meus Cursos. Em seguida, clique em Participantes. Depois, clique duas vezes no nome da pessoa e você será direcionado para a página dela.
Clique duas vezes no nome da pessoa.
Interação no Moodle
Nesta página, você terá acesso ao perfil da pessoa. Para enviar uma mensagem, clique no botão Mensagem, como mostrado abaixo.
Neste momento, você acessará uma tela com uma janela de conversação.
Interação no Moodle
Veja como acessar:
Interação no Moodle
Como utilizar fórum de dúvidas
Na página de início do curso, temos o Forúm geral de dúvidas, clique nele.
Clique em acrescentar um novo tópico de discussão, digite o assunto da dúvida e depois clique em Enviar mensagem ao fórum:
Interação no Moodle
Agora, se for enviar um documento (imagem, vídeo, áudio etc.), e somente para esses casos, clique em Avançado. Depois, clique na seta e selecione o arquivo no seu computador. Em seguida, clique em Enviar mensagem
ao fórum:
Para responder uma mensagem no fórum, basta clicar em Responder, escrever o texto e enviar:
Interação no Moodle
Veja como acessar:
Como enviar uma tarefa no Moodle
Para enviar uma atividade no curso, acesse o ambiente virtual, selecione o módulo correspondente e navegue até a seção de atividades.
Depois clique na atividade:
Envio de tarefa
Digite os nomes dos membros do grupo (se aplicável) ou apenas o seu nome. Em seguida, na seção de descrição, faça um breve relato sobre sua experiência na realização da atividade. Para anexar o documento, clique na seta para baixo e selecione o arquivo.
Ao abrir a atividade leia as instruções e clique em Adicionar item:
Envio de tarefa
Ao clicar no ícone, uma caixa se abrirá para você selecionar seu arquivo, tal como a abaixo:
Você deve escolher no ícone Anexo “Escolher ficheiro” e procurar o arquivo a ser enviado ao Moodle a partir do seu dispositivo (computador, notebook, celular ou tablet). Ao encontrar o arquivo, você deve selecioná-lo.
Vamos imaginar que você tenha que enviar um arquivo que se encontra na área de trabalho do seu dispositivo (computador, celular, notebook ou tablet).
Envio de tarefa
Depois de localizar o arquivo, basta clicar em “Abrir”. A próxima caixa que se abrirá será esta:
Por último, você deve clicar na caixa “Enviar este arquivo” e seu arquivo será enviado.
Finalize o envio da tarefa/atividade clicando em Salvar.
Envio de tarefa
Você pode visualizar e comentar os trabalhos de seus colegas. Para isso, clique em “Ver lista” ou “Ver item único” . Em seguida, selecione a opção “Comentários” para adicionar sua contribuição.
Veja como acessar: